
4 cuidados ao comprar apartamento na planta
Comprar apartamento na planta pode significar a realização de um sonho ou ser uma ótima oportunidade de investimento. Mas, sem os cuidados necessários, pode acabar se tornando um pesadelo.
Dentre as vantagens de comprar apartamento na planta, está a valorização do imóvel, pois estima-se que imóveis comprados na planta recebam um desconto de 20 a 40% no seu valor total.
Além disso, é uma ótima forma de adquirir um imóvel novo e poder personalizá-lo, com certa flexibilidade nas condições de pagamento e tempo para programar sua mudança.
Apesar das muitas vantagens, há também riscos em fazer esse tipo de investimento.
Podem haver atrasos na entrega das chaves, e, muitas vezes os apartamentos são entregues sem algumas finalizações, como piso, instalações elétricas, etc. Isso, é claro, significa a oportunidade de escolher os acabamentos e personalizar sua casa, mas também requer mais investimentos.
Confira alguns cuidados para tomar ao comprar um apartamento na planta e minimizar os riscos de problemas:
1. Registre toda a negociação e leia o contrato com cuidado
Isso significa guardar tudo, desde folhetos, correspondências, materiais publicitários, promocionais, etc. Guarde tudo que lhe foi entregue referente ao imóvel desde o início das negociações.
Mantenha também uma cópia do memorial descritivo do imóvel, pois é um documento com vários dados técnicos da obra que podem ser úteis no futuro.
Além disso, tire um tempo para ler o contrato com muita atenção. Se tiver dúvidas, busque o conselho de alguém com mais conhecimento que você no assunto. Você deve prestar atenção especialmente nas cláusulas sobre desistência e quebra de contrato.
2. Não fique com dúvidas
Comprar um apartamento na planta é provavelmente o maior investimento que você irá fazer em toda a sua vida, portanto, não fique com nenhuma dúvida sem resposta.
Cheque todas as informações sobre a idoneidade da construtora e incorporadora responsáveis pela obra. Isso significa visitar outras construções já entregues pela empresa, conversar com clientes que já fizeram negócio, etc.
Além disso, não deixe de visitar o local onde está sendo construído o seu imóvel. Em primeiro lugar, para verificar o andamento da obra, mas também para conhecer a região e se certificar de que é o local onde você quer morar.
3. Faça um bom planejamento financeiro
Seja muito realista sobre as suas condições financeiras. Defina muito bem o que você consegue pagar, e como consegue pagar. Se precisar, busque aconselhamento profissional.
É importante lembrar que, na entrega das chaves, além de ter que pagar todo o saldo devedor para a construtora (o que para muitos significa assumir um financiamento durante muitos anos), você também terá gastos extras com acabamentos, mudança, mobília e decoração.
Em linhas gerais, a dica aqui é ter certeza de que você não vai comprometer mais do que 30% da sua renda mensal com as parcelas do financiamento. Ter uma poupança para gastos extras também é aconselhável.
4. Fique atento à correção de valores
Ao financiar um apartamento na planta, você começa a pagar as parcelas do seu imóvel antes da entregas das chaves. Um dos argumentos mais utilizados é que, antes da entrega das chaves, não são cobrados juros sobre as parcelas.
Apesar de não receberem juros, os valores são corrigidos de acordo com o INCC (Índice Nacional da Construção Civil).
Apesar de ser menor do que os juros, ficar atento à essa correção de valores é um outro cuidado para ter certeza de que os valores cabem no seu orçamento.
Conheça o Mazza Capão Raso
Está procurando comprar um apartamento na planta em Curitiba? Você precisa conhecer o Mazza Capão Raso.
São apartamentos de 2 e 3 quartos, plantas modernas e práticas e áreas de lazer para toda a família, tudo isso num bairro com todas as comodidades que você pode precisar! Visite o site para saber mais.
QUER RECEBER AS NOVIDADES
DO NOSSO BLOG POR E-MAIL?
Preencha o formulário abaixo para receber mensalmente
conteúdos do nosso blog no seu e-mail.